sábado, 6 de dezembro de 2008

Viçosenses - o patrimônio maior

A cidade de Viçosa do Ceará não é feita só de belezas naturais e monumentos. Uma das coisas mais fascinantes é o povo que mora aqui. Conheci Dona Francelina, popular na vizinhança como "Nega", quando estava levando um jarro de flores para sua filha que mora numa cidade vizinha (distrito).

Foi quando uma banda de música que tocava na rua interrompeu nossa conversa com um inesperado e sonoro “Parabéns pra você” cantado ao vivo, ali mesmo em frente à mercearia do Seu Giovanni.
Tratava-se da ‘Banda de Música Oiticicas’ - fundada há 18 anos para tocar em festejos e em ocasiões especiais. O aniversariante era o dono da mercearia e quem comandava a banda era o maestro e saxofonista Sebastião Gomes.

Conhecemos também o seu João Flávio - contador de histórias - que nos abordou em um dos bancos da Praça da Igreja Matriz, perguntando-nos se já conhecíamos o memorial de um dos filhos ilustres da cidade. "O homem mais sabido do Brasil nasceu aqui em Viçosa, e ele se chama Clóvis Beviláqua" - contava ele. E dali a mais alguns dedos de prosa, seu João nos revelava uma informação que foi segredo por muito tempo: o pai do ilustre Clóvis Beviláqua era padre!

Mas o que todas essas pessoas - Dona Nega, S. Giovanni, S. Sebastião, S. João Flávio - têm em comum? Posso dizer que todos de uma forma particular amam essa cidade pelo seu clima e tranqüilidade características. E garanto que todos eles não trocariam por nada sua tão querida Viçosa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei de conhecer mais um pouco dessa cidade'zinha do Ceará, o texto ficou ótimo! Parabéns!

Jean ator disse...

Nossa! Adorei essas fotos do povo da cidade. Eles são altamente prestativos e realmente tirar fotos deles e fazer comentários sobre eles não poderia ficar de fora deste blog. Parabéns ao que teve esse idéia e parabéns pelas fotos.