Para descobrir que Viçosa do Ceará é uma cidade encantadora e singela, basta apenas olhar as fotos coloridas do contraste entre o verde dos jardins e o casario antigo deste município, que é um dos mais antigos da região. Porém, para saber o quanto seu povo contribui para que este seja um lugar de clima aconchegante é preciso sentir, literalmente.
Mais do que comprovar este fato, os fotógrafos Paulo Vasconcellos e Katiane Machado resolveram registrar essa peculiaridade e fazer uma bela homenagem ao povo viçosense. O palco para esta surpresa foi o coreto da Praça da Igreja Matriz, ponto central do encontro Cultura na Serra.
Faces da Serra e Chega de Saudade foram os nomes escolhidos para as duas exposições, que abordavam assuntos distintos. Em plena harmonia, quase 85 fotos da população da cidade desenvolvendo atividades cotidianas se misturavam a reproduções de momentos ímpares da história da música brasileira, que mostravam a cidade do Rio de Janeiro em efervescência devido a uma certa poesia musicada que surgia no Brasil, na década 50l: A Bossa Nova.
Logo no início do sábado (06), uma movimentação diferente começou a despertar a curiosidade da população, aguçada ainda mais por um carro de som, que divulgava uma exposição de fotografias. Além da beleza das fotos, luzes, cores e tábuas ajudaram a compor o cenário, que encheu de orgulho a população.
Idosos, jovens, crianças. Todos foram prestigiar a exposição. Raimunda Rodrigues, 64 anos, estava orgulhosa ao se deparar com a foto de seu cunhado, uma das faces da exposição. “É muito gostoso ver as pessoas conhecidas em belas fotografias; tenho certeza que toda a população está satisfeita”, pontua Raimunda.
“Aqui, de vez em quando há movimentos na praça, mas nunca tinha visto nada parecido com isso”, afirmou Pedro Vieira, morador da cidade. “Essa exposição mexeu com o sentimento da população, aumentando seu orgulho”, complementa Pedro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário