sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

UM PEDACINHO DO CÉU AQUI NA TERRA
















Conhecer a cidade de Viçosa do Ceará nos oferece uma oportunidade única, visitar o inferno e o céu em apenas uma viagem. Pode parecer estranho, mas é verdade. Para chegar a essa cidade, que fica a 740 metros de altitude, possui uma temperatura média de 20°, uma área de aproximadamente 1.300 km² e de pouco mais de cinqüenta e cinco mil habitantes, temos de descer a “rampa do inferno” e depois subir ao “morro do céu”.

Este município foi criado em 1882, e tornou-se palco de grandes momentos históricos. Hoje proporciona aos seus visitantes um cenário extremamente rico e atraente para os amantes da história, da arquitetura, das artes, dos esportes radicais e principalmente daqueles que desejam paz e tranqüilidade. Pois os encantos da beleza de sua natureza, o clima agradável, a simplicidade de sua construções e a hospitalidade de sua gente fazem com que seus visitantes sintam-se, realmente, no céu.

Aqueles que se interessam pela história e arquitetura vão ficar encantados com a cidade, que foi erguida ao redor da Igreja Matriz e ainda mantém de pé os casarões em estilo colonial, o Teatro D. Pedro II (datado de 1909), o Gabinete Viçosense de Leitura (criado em 1920 e é a atual Câmara Municipal), as praças, o conjunto arquitetônicoresidencial do centro da cidade e o Memorial Clóvis Beviláqua.

A singeleza de seu povo se reflete no artesanato local rico em peças feitas em cerâmica, palha, crochê, tricô, rendas, bordados, madeira, couro e chifres. Não há como esquecer a produção de licores e cachaças, bem como dos bolinhos, petas, sequilhos, rapaduras e doces, produtos que são muito apreciados e requisitados pelos turistas.

As práticas esportivas são favorecidas pela natureza local. As ações coordenadas pelo grupo Ação e Aventura, empresa especializada em esportes radicais, garantem diversão e adrenalina aos que gostam de saborear emoções fortes. O grupo realiza esportes como: rapel, vôo livre, paraglider, descida de rio em bote, trekking, motocross e para aqueles que preferem esportes mais tranqüilos restam as trilhas de bike e caminhada.

As belezas naturais agregam-se às construções da cidade, oferecendo um clima de serenidade e harmonia entre as criações de Deus e dos homens que habitam o lugar. A Lagoa Pedro II recentemente urbanizada e arborizada, o posto de informações turísticas que atende aos turistas durante todos os dias das oito da manhã às seis da tarde, o Pólo Turístico e Artesanal da Igreja do Céu, ponto mais alto da cidade composto de restaurante, centro de convenções, calçadão, palco e boxes para venda de produtos locais somam-se às produções divinas: Pedra do Machado, Fontes do Itacaranha e do Caranguejo, Cachoeira do Itarumã, Lajes (castelo de pedras formado por rochas em formatos diferenciados), Cascata da Pirapora, Pilões (rochas que apresentam pinturas rupestres), Poço da Princesa e Cânion Itacolomi.
Para aqueles que não resistiram e desejam conferir de perto esse pedacinho de céu aqui na terra vai aqui uma sugestão de hotéis que oferecem de maneira simples e acolhedora um atendimento de qualidade:
· Hotel Brisa da Lagoa – Rua José Siqueira, 615, Centro. Telefone: (88) 3632-1303.
· Hotel Municipal – Rua Felizardo Pessoa, 100, Centro. Telefone: (88) 3632-5171.
· Hotel Sayonara Ritinha – Rua Lamartine Nogueira, 535, Centro. Telefone: (88) 3632-1203.
· Aconchego Serrano Complexo de Lazer - Sítio Brejo Grande, Zona Rural. Telefone: (88) 3632-1099.
Texto: Juliana Eulálio

Nenhum comentário: